ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA MICROBACIA DO RIACHO SERTÃOZINHO, PARAÍBA, BRASIL: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20203348-61

Keywords:

Análise espaço-temporal, Fotointerpretação, Google Earth Pro

Abstract

Nas imediações da microbacia do Riacho Sertãozinho é notório a expansão de ocupações urbanas irregulares e ao longo da drenagem inúmeros usos da terra. A microbacia hidrográfica estudada é caracterizada por um rio intermitente e enquadra-se como Área de Preservação Permanente (APP). O objetivo do presente estudo é analisar o processo de urbanização na Área de Preservação Permanente na microbacia do Riacho Sertãozinho, município de Mamanguape, PB. Para isso, foram utilizadas técnicas de fotointerpretação com imagens do Google Earth Pro, da delimitação da microbacia hidrográfica que terá como finalidade identificar juntamente com o processo histórico como ocorreu a dinâmica espaço-temporal do uso e ocupação da terra na APP. Com os levantamentos realizados foi possível averiguar que houve degradação no entorno do rio, considerando também a APP situada no local. Contudo, nota-se que as principais problemáticas encontradas na microbacia do Riacho Sertãozinho são reflexo do uso e ocupação irregular da terra, sendo o PRAD importante para recuperação do equilíbrio ecológico local.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Victor Fellipe dos Santos Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Ecologia na Universidade Federal da Paraíba, pertencente ao Departamento de Engenharia e Meio Ambiente e ao Centro de Ciências Aplicadas em Rio Tinto, Campus IV, Paraíba.

References

CONYERS, D.; HILLS, P. An introduction to development planning in the third world. New York: John Wiley & Sons, v. 4, n. 2. 1984.

COSTA, A.C. Mamanguape minha terra. Estudos sociais. 1. ed. Edição ilustrada. Paraíba: Gráfica JB, 1992.

FARIAS, R.S.D. A centralidade de Mamanguape (PB) e sua relação com as cidades pequenas do litoral norte paraibano. (Dissertação de mestrado em geografia) - Universidade Federal da Paraíba, 2013.

FLORIANO, E. P. Planejamento ambiental. Caderno Didático, n. 6, p. 1, 2004.

IBGE. Censo demográfico 2010. Instituto Brasileiro de geografia e Estatística. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/mamanguape/panorama. Acesso em: 24 set. 2020.

LIMA, E. J. Levantamento do quadro natural do Município de Mamanguape-PB. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, 2013.

SANTOS, R.F. Planejamento Ambiental: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 184p., 2004.

SILVA, A. C. S. As mudanças sociais derivadas da duplicação da BR 101 na área urbana do município de Mamanguape-PB. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Estadual da Paraíba, 2011.

SIMONDS, J. O. Earthscape: a manual of environmental planning. 1. ed. McGraw-Hill Companies, 340p. 1978.

SLOCOMBE, D.S. Environmental planning, ecosystem science and ecosystem approaches for integrating environment and development. Environmental Management, v. 17, n. 3, p. 289-303, 1993.

Published

28/12/2020

How to Cite

Gomes, V. F. dos S. (2020). ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA MICROBACIA DO RIACHO SERTÃOZINHO, PARAÍBA, BRASIL: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL. ENVIRONMENTAL SMOKE, 3(3), 48–61. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20203348-61

Issue

Section

Artigos Completos