DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM

Authors

  • Cátia Alessandra Câmara Barbosa Universidade Potiguar-RN
  • Gil Dutra Furtado UNINASSAU/PB

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20181250-59

Keywords:

Andragogia, Dificuldades de aprendizagem, Inclusão.

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar uma realidade que requer uma estratégia de intervenção diante das dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de adultos e passamos a propor uma profissão que atuaria em exclusividade com este seguimento de pessoas, que seria a “psicoandragogia”. Colocando-nos como pesquisadores e observadores, procuramos buscar soluções para reparar as lacunas existentes entre os estudantes da educação superior, lacunas estas que quando observadas podem ser avaliadas e acompanhadas, mediante ações diversas, e resolvidas ao menos em parte, através de um olhar crítico, contribuindo para que o desejo de que a educação especial inclusiva, realmente possa se expressar mediante o direito de igualdade para todos, além das adequações das instituições onde estes desenvolvem suas atividades. Dentro desse contexto inclusivo que abordamos, a “psicoandragogia” é apresentada como uma alternativa para incrementar cada vez mais o bem-estar dos adultos. Utilizando-se de revisões de literatura para melhor entendimento dos efeitos psicológico, sociais e estudantis das dificuldades que muitos adultos são acometidos por variados motivos, direta e indiretamente ligados com o ensino e a aprendizagem, e o levantamentos de dados adquiridos em ambiente superior de estudo, ponderou-se a importância do profissional psicoandragogo, que estaria voltado exclusivamente para atender as demandas de ensino e aprendizado do público adulto, contribuindo para uma melhor adequação da realidade de muitos que estão nesta importante fase de desenvolvimento social e profissional de nossa sociedade. Na conclusão é reforçado a importância deste olhar mais cuidadoso, para essa demanda, a fim de ajudar a fortalecer e tornar essa aprendizagem dos adultos algo mais intrínseco e mais significativo, visto que nunca é tarde para qualquer pessoa aprender; porém que aqueles que têm uma certa dificuldade para isto, sejam ajudados com estratégias mais eficazes e um profissional específico, que é o psicoandragogo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cátia Alessandra Câmara Barbosa, Universidade Potiguar-RN

Graduação em Pedagogia/UNP, Especialista em Psicopedagogia/UNP. Pedagoga do NAPe- Núcleo de acessibilidade e apoio psicopedagógico, na Universidade Potiguar-RN.

References

ALMEIDA, F.; SILVA, M.B. Psicopedagogia para adultos - psicoandragogia: uma proposta de atendimento psicopedagógico para adolescentes e adultos jovens. Revista Universitária de Biologia e Saúde (RUBS), Curitiba, v. 1, n. 4, p.46-48, out/dez. 2005. Supl. 1.

FURTADO, G.D.; SANTOS K.C.S. Epistemologia do educando cognoscente sob estresse psicológico prolongado: um estudo de caso. Revista Intersaberes, v. 10, n. 20, mai./ago. 2015

FURTADO, G.D. A importância da atuação do psicopedagogo nos programas de pós-graduações. In: Fernando Abadh Cananéa. (Org.). Educação (Re) discussões (Im) pertinentes. 1ª ed. João Pessoa: Imprell, 2016, v. 1, p. 121-134.

FURTADO, G.D.; BATALLA, J.F.; COSTA, D.A.; CÂMARA, C.A.B. Relato descritivo de uma intervenção psicopedagógica clínica. Educação Ambiental em Ação, v. 59, ano 15, p. 1-10, mar/mai. 2017.

FURTADO, G. D.; CÂMARA C.A.B.; COSTA, D.A. Avaliação psicopedagógica discente em uma pós-graduação na paraíba. Revista Etos, v. 1, n. 1, p. 116-127, jan/jun. 2017.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KNOWLES, M.S.; HOLTON III, E.F.; SWANSON, R.A. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. New York: Association Press; 1980.

MORAES, D.N.M. Diagnóstico e avaliação psicopedagógica. Revista de Educação do IDEAU (REI), Rio Grande do Sul, v. 5, n. 10, jan/jun. 2010. Disponível em: https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/203_1.pdf. Acesso em: 26 nov. 2018.

NOFFS, N.A.; RODRIGUES, C.M.R. Andragogia na Psicopedagogia: a atuação com adultos. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 28, n. 87, p. 283-292, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2018.

RODRIGUES, M.E. O conhecimento nas micro e pequenas empresas: um estudo sobre sua absorção e utilização nas micro e pequenas empresas fluminenses. 2000. 175 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

Published

31/12/2018

How to Cite

Barbosa, C. A. C., & Furtado, G. D. (2018). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM. ENVIRONMENTAL SMOKE, 1(2), 50–59. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20181250-59

Issue

Section

Artigos Completos

Most read articles by the same author(s)

> >>